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10 passos para melhorar a qualidade de sua empresa

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Em uma empresa, a qualidade que oferecemos está diretamente ligada ao valor que entregamos em produto ou serviço, por isso é dever de todo empresário atentar-se à isso. Enumeramos 10 passos para que você possa avaliar melhor a qualidade do seu negócio.

Para quem já leu sobre a vida de Steve Jobs, sabe o quanto ele era inovador e estava à frente de seu tempo, era aficionado pela qualidade de seus produtos, um dos principais motivos para a Apple ter se tornado a maior empresa do mundo.

Possuir foco na qualidade em sua empresa será um grande diferencial, pois estamos acostumados a receber um produto/serviço/atendimento de qualidade mediana e quando vamos à algum lugar onde temos atenção, bons padrões, toda nossa percepção muda.

A maioria das empresas fecham por não conseguirem entregar certa qualidade aos seus clientes, por isso quando falamos em qualidade, é algo que pode assegurar a sobrevivência da sua empresa.

Caso você esteja lendo esse texto sem antes ter lido o Gestão de Qualidade em pequenos negócios, acesse e leia, há muitas informações que poderão auxiliar ainda mais a entender como realizar a gestão de qualidade em seu negócio.

A gestão de qualidade é uma estratégia de gerenciamento que envolve a empresa inteira e todos seus departamentos, em busca de constantemente melhorar a qualidade em todos âmbitos, visto que todos os processos acabam por ser perceptíveis em seu produto/serviço, se não no valor agregado, no atendimento, ou em algum outro contato empresa/cliente.

Antes de iniciarmos os passos à seguir, lembre-se de obter um planejamento da sua empresa para saber onde você quer chegar, para isso, recomendamos que você leia o texto 5 Passos para ter um planejamento perfeito.

Vejamos agora os passos para melhorar a qualidade em sua empresa:

  1. Fique atento a origem de sua matéria prima – O material que você usar para produzir o seu produto é responsável pelo seu produto final, lembre-se que a utilização de fornecedores que tenham um apelo pela sustentabilidade traz uma boa imagem para a sua empresa;
  2. Seja o exemplo dentro da sua empresa –  Liderança pelo exemplo é uma das formas de melhor engajar o seu colaborador a estar preocupado com a qualidade, não adianta pedir que seu colaborador deixe tudo limpo se você não não faz isso. O exemplo tem que vir de cima;
  3. Envolva as pessoas para a qualidade –  Todo os seus colaboradores têm que entender que eles fazem parte de um processo e que todos têm responsabilidade sobre a qualidade na empresa, se isso não acontecer a qualidade esperada não será alcançada;
  4. Treine seus funcionários – Treinamento e conhecimento nunca são demais, sempre que houver oportunidade, treine-os para que saibam melhorar suas técnicas, assim adotar posturas bem definidas;
  5. Faça pesquisas de satisfação com o cliente –  Como citamos à cima, no texto Gestão de Qualidade em pequenos negócios, falamos sobre o PDCA que traz o funcionamento dos próximos passos. A melhor forma de saber se está certo é buscar opinião de seu cliente, assim gera um feedback que mais importa para sua empresa e é essencial para sua existência, assim sempre pergunte para o seu cliente o que ele achou do produto/serviço e onde pode ser melhorado. 
  6. Acompanhe medindo – Seguindo o que foi falado no tópico anterior, e também com o feedback, faça planilhas e tire informações dos feedbacks. Quando falamos em medir também é focar em tirar métricas de tudo que pode ser medido, e sempre ter as “chamadas” KPI, que são métricas que orientam o seu negócio. Com elas, você pode utilizar da Curva ABC para pode tomar decisões. Não sabe o que é Curva ABC? Leia o texto: Conheça a curva ABC.
  7. Corrija Falhas – O ultimo passo do PDCA é a ação, aonde você coloca em prática tudo o que foi aprendido no ciclo para poder ter um resultado (feedback), nesse passo é onde corrigimos as falhas e colocamos para funcionar sem elas. Resolver falhas é algo de extrema urgência, por isso não deixe para depois. 
  8. Quanto melhor sua qualidade, melhor o seu preço A qualidade está diretamente vinculada ao custo-benefício do seu produto, portanto, tendo uma boa qualidade você poderá cobrar preço justo pelo seu produto e seu cliente ainda verá o valor e o motivo para pagar o preço sugerido. É como a frase que sempre ouvimos de alguns empresários “Eu falei o meu preço e ele foi ao concorrente que é mais barato, mas depois teve que vir aqui para eu consertar o que o meu concorrente fez de errado”.
  9. Melhorar sempre – Sempre focar em melhorar, pois isso é algo continuo, no entanto, se não estiver sempre em evolução, a qualidade vai cair. É uma eterna manutenção que deverá ser feita.
  10. Certifique seus produtos e/ou serviços – Ter um certificado é sempre bom. Por isso quando tiver a oportunidade de certificar-se no ISO 9000 faça, pois isso garante a qualidade que você está vendendo.

Você ter a sua empresa sob controle de maneira que consiga observar tudo é uma tarefa muito difícil, para isso nós falamos sobre as métricas, pois é assim que você pode visualizar os resultados por meio de números e gráficos. Para facilitar, recomendamos o uso de um sistema de gestão que consiga entregar as informações que você realmente precisa. 

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