Napoleon Hill estudou os mais bem-sucedidos empresários do Estados Unidos e descobriu 16 leis que eles seguiam de forma consciente e inconsciente. Saiba neste texto quais são elas e como aplicá-las em sua vida.
No começo do século XX, o jovem Napoleon Hill foi contratado por um dos mais bem-sucedidos empresários dos Estados Unidos para descobrir o porquê deles serem os mais bem-sucedidos. Ele pesquisou a vida de mais de 6 mil pessoas mais ricas e poderosas do mundo, dentre elas pessoas como Thomas Edson, Graham Bell, George Eastman, Henry Ford, John D. Rockfeller, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson. Essa pesquisa gerou um resultado que foi transformado em um curso e depois em um livro, no qual são definidas 16 leis que todas as pessoas de grande sucesso seguiam, conscientemente ou não.
São estas as leis:
-
Associação com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento, o Master Mind de Napoleon Hill
A união de duas ou mais mentes gera um todo maior do que a soma das partes, isso foi o que Napoleon observou e nomeou de Maester Mind. Todos os grandes homens tiveram que se associar com outras pessoas para conseguir alcançar os objetivos, uma vez que compreenderam a interdependência, passaram a buscar pessoas que seguiam a mesma linha de pensamento. Sozinhos, nenhum dos entrevistados teria conseguido alcançar o sucesso. -
Objetivo principal definido
Ter um objetivo principal bem especificado é outro ponto que ficou claro na pesquisa. As pessoas falam que querem mudar de vida mas quando são perguntadas o que realmente almejam, se atrapalham para responder. Elas sabem que não querem mais continuar do modo que estão hoje, mas não sabem para onde querem ir e nem o que realmente querem mudar. Ter um objetivo é como traçar um caminho para perseguir, se não tiver um local para chegar qualquer local é chegada.
O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo. – Napoleon Hill
-
Confiança em si próprio
A autoconfiança é essencial para quem quer alcançar algo, todos os entrevistados demonstraram grande confiança no que estavam fazendo e neles próprios. Quem vai confiar em um investimento ou em um produto que não demonstre segurança? -
Economia
Ter suas finanças controladas é um das regras essenciais para a obtenção do sucesso. Essa lei foi observada como um hábito de todos na pesquisa. Saber controlar as finanças para ter sempre dinheiro para investir em oportunidades e poder arriscar em empreendimentos, que caso não deem certo, não comprometerão toda sua renda. -
Iniciativa e Liderança
Ter o perfil de líder e não de seguidor é um ponto bastante claro na pesquisa, todos os empreendedores tomaram a iniciativa de assumir o controle de suas vidas e sair da comodidade em busca de algo maior levando outros juntos neste caminho. Embora o perfil de líder não esteja em todos naturalmente, é algo que pode ser trabalhado e melhorado.
-
Imaginação
Criar algo que não existe, uma solução para algum problema que ninguém pensou antes, criar coisas novas são um diferencial para o empreendedor. Napoleon percebeu em sua pesquisa que ter imaginação é uma lei entre os homens bem-sucedidos. -
Entusiasmo
Essa é uma das leis mais importantes, o combustível que faz você ir cada vez mais longe. O entusiasmo é o que move e vende as principais dificuldades. Faz manter o sangue nos olhos para conseguir alcançar seus objetivos.
-
Autocontrole
Disciplina é ter autocontrole e isso é ser líder de si mesmo. Saber avaliar as consequências de cada ação. Saber o que te aproxima ou te afasta do seu objetivo. É tomar cuidado com as tentações e estados alterados da consciência.
-
Hábito de fazer mais do que a obrigação
A pesquisa identificou dois tipo de pessoas que não conseguem atingir seus objetivos:
-
Aquelas que não fazem o que lhes é pedido
-
Aquelas que só fazem o que lhes é pedido
Se você não quer ser apenas uma pessoa mediana, igual aos outros, tem que fazer mais do que lhe pedem e do que é obrigatório fazer, dessa forma você se destacará. Se quer algo além do que todos querem, faça além dos que os outros fazem.
-
Personalidade atraente
Ser uma figura agradável, simpática e bem apresentada faz com que as interações humanas tragam mais resultados. Não estamos falando em padrões de beleza e sim de comportamentos que o tornem uma boa companhia, que para quem quer elevar a carreira a patamares bem altos, além da competência, ter network é essencial.
-
Pensar com Exatidão
Ter pensamentos voltados aos assuntos, fatos e informações que deixarão mais próximo de nosso objetivo, é essencial para quem quer obter sucesso. A meta é passar a raciocinar dedutivamente, apenas com base em fatos comprovadamente verdadeiros, que possuam importância real e que sejam úteis de alguma maneira.
-
Concentração
Ter uma mente que pensa com exatidão pode trazer o sucesso para a tarefa que você está trabalhando, e uma tarefa bem cumprida significa resultados excelentes. Sabemos que hoje em dia é mais complicado ter foco, tendo várias informações, tecnologias nos chamando e vários outros distúrbios, mas técnicas como meditação podem ajudar.
-
Cooperação
Ver os concorrentes como outros players do mercado, os funcionários como pessoas que estão colaborando com você, isso é ter cooperação para o sucesso. Associar-se com pessoas que pensam igual a você é bom, mas cooperar com elas é melhor ainda. A cooperação deve se dar em todos os níveis, pensando no bem-estar de todos que estão envolvidos.
-
Fracasso
Thomas Edson falava que eles aprenderam maneiras de “não inventar a lâmpada”, isso nos mostra que todas as pessoas que atingiram uma grande realização fracassaram algumas vezes antes. O fracasso é um grande aliado pois cada vez que você falha, você aprende. Anthony Robbins, em seus treinamentos, pergunta: quantas vezes você deixaria o seu filho cair antes de desistir de ensiná-lo a andar? As pessoas respondem com simplicidade: ora, ele vai cair até conseguir andar. E aí está a fórmula mágica do sucesso! Não existe maneira de fracassar, apenas de aprender como não chegar lá.
-
Tolerância
Ter tolerância e paciência são essenciais para você conseguir lidar com o fracasso, suas limitações, limitações de outras pessoas, com as adversidades que vão acontecendo e demais desafios que aparecem. Nós nunca conseguimos ter tudo sob o nosso controle, e com isso, algumas vezes o plano não dá certo e o que era para acontecer, não acontece, e o que não era para acontecer, acontece. Seguir em frente tendo tolerância e paciência para ir acertando e errando até chegar onde queremos, se desapegar de querer controlar tudo é um dos segredos para conseguir ter uma melhor qualidade de vida. O momento em que você realiza o objetivo é muito fugaz perto de todo o caminho que você tem que percorrer até ele. Se você condicionar sua felicidade somente à realização dos objetivos, estará se condenando a uma vida triste.
-
Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo
Se fosse realmente levada a sério, o mundo seria um lugar bem melhor. Conhecida como “A Regra de Ouro”, essa lei é usada em grande parte das religiões e filosofias de vida já criadas. No momento em que percebe-se que todos somos uma única rede interdependente, que a ideia de eu como uma coisa distinta e independente nada mais é do que uma ilusão, nós temos uma grande oportunidade de nos libertarmos de padrões limitadores. Tratar as outras pessoas como a si mesmo é um passo muito importante para essa compreensão.
Estas são as 16 leis do sucesso de Napoleon Hill, essas lei mais aprofundadas estão no livro A Lei do Triunfo.