Ao final de cada ano, é de praxe que façamos um planejamento para o próximo, colocamos no papel quais são nossos objetivos, sonhos e metas. Continue com a leitura e saiba como desenvolver um planejamento sólido para ter um ano tranquilo.
1. Dê um propósito
Para iniciar, temos que ter em mente que para montar um planejamento, precisa ser algo que realmente possa ser executado, devemos analisar como chegar onde almejamos e traçar caminhos, estratégias. Dentro da realidade das possibilidades de seu negócio, transcreva o que observou nos últimos meses que mereça atenção ou investimento mais urgente. Anote tudo e depois organize por prioridades.
2. Faça uma retrospectiva
Analise o último ano para estudar os erros e acertos. Se existiram metas, veja se foram batidas e quais foram, como foi o desempenho dos seus funcionários e onde é possível melhorar. Esse balanço nos permite corrigir a rota para onde queremos ir. É interessante realizar o feedback com maior frequência, adaptando dentro das possibilidades, como, por exemplo, às quartas-feiras de 15 em 15 dias em determinado horário. Com o canal de conversação aberto com maior constância, as falhas e erros aparecerão com mais facilidade e terão mais tempo e ideias para consertá-los.
3. Planilha e calculadora
Agora, utilizando do histórico do ano anterior e de um bom estudo de mercado futuro, projete os gastos fixos do ano que se inicia, separando todos por mês. Isso pode ser feito em uma planilha do Excel. Nessa planilha terá o gasto provisionado do ano que está chegando, com isso é possível mensurar o ponto de equilíbrio e, portanto, projetar uma meta básica de vendas.
4. Organize-se
Já temos planejado como manter-se estável no próximo ano, agora começamos a pensar em aumentar os negócios e como faremos isso. Pegue o calendário e observe as datas, as datas comemorativas, as épocas que há um up nas vendas, os dias em que menos vende etc. Projete as metas de venda pensando nesses pontos, também tente ajustar suas despesas para que se adéquem melhor ao período e não deem prejuízo ao seu caixa. Através dessas datas, pensamos em como vamos trabalhar as propagandas e promoções, com isso, seu custo também.
5. Mão na massa
Agora, com as vendas e gastos projetados, basta converter em metas de vendas, metas de despesas e acompanhar durante o ano. O seu planejamento está pronto.