fbpx

Como abrir uma conta corrente sendo MEI?

Compartilhar

Ter uma conta corrente é fundamental para podermos controlar nossas finanças, uma conta cria um vínculo com a instituição financeira e facilita na hora de se captar crédito, ademais de ser necessária para acertar outras formas de pagamento além do dinheiro. É comum o Microempreendedor encontrar dificuldades para abrir uma conta, pensando nisso, desenvolvemos este artigo afim de esclarecer possíveis dúvidas.

Quando começamos a ter uma certa movimentação financeira, surge a necessidade de uma conta corrente e, com ela, a dúvida: eu preciso abrir uma conta para meu CNPJ, ou posso utilizar minha conta pessoal? É permitido a movimentação da sua conta pessoal, a qual iremos chamar de conta pessoa física (PF), desde que você seja o titular da conta, porém a Receita Federal não recomenda esse tipo de movimentação, pois em uma possível auditoria, poderá causar confusões e você terá que pagar pelo que não é da empresa ou vice e versa. Outro motivo para não utilizar a conta PF, é a utilização das formas de pagamento virtuais, como cartões. As empresas que prestam esse tipo de serviço, somente depositam o dinheiro em contas com o mesmo CPF ou CNPJ cadastrado na empresa, portanto, se você cadastrou o seu CNPJ na empresa de recebimento e utiliza a conta PF, não conseguirá transferir seu dinheiro para sua conta corrente. Para saber mais sobre recebimentos com cartão, temos uma postagem especial para você  – Vendas por cartão: como elas melhoram seu negócio.

Processos para abrir a conta corrente

Para abrir uma conta é bem simples, é necessário chegar bem informado e portando seus documentos. Veja a relação dos documentos necessários para a abertura:

  • Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual, que pode ser tirado neste link: Certificado MEI
  • Comprovante de endereço em nome do Empreendedor, como água, luz, telefone e etc.
  • Documento de identificação com foto, como CNH, RG, passaporte, carteira de trabalho e etc.
  • CPF;
  • Comprovante de renda, que pode ser a sua declaração do DASN (aquela declaração que é entregue todo ano), ou imposto de renda; declaração do seu contador com a projeção de lucro. Para saber como declarar a renda de forma efetiva, busque o seu banco. Mas fique atento com a declaração, pois pode interferir no seu imposto de renda da pessoa física e também no seu MEI.
  • Ficha de Cadastro, será fornecida pela instituição;
  • Certidão negativa, caso você tenha inscrição estadual (quando você vende algum produto), use este link Receita Estadual do Paraná (caso resida no estado do Paraná, para os demais casos procure a Receita Estadual de seu respectivo estado) e o da Receita Federal para todos os MEIs, use este link Receita Federal
  • Cópia da DASN entregue no ano anterior, caso o CNPJ tenha mais de 1 ano.

Nenhuma instituição bancária é obrigada a abrir uma conta corrente para ninguém, portanto ela pode recusar abri-la, o que normalmente não acontece, mas se acontecer, faça uma reclamação no SAC e na ouvidoria do banco, também utilize sites como www.consumidor.gov.br e reclameaqui para registrar a reclamação.

Uma boa dica para quem vai usar conta corrente, é não deixar o dinheiro na conta. Sempre que possível, transfira para a poupança ou então para outra conta de investimento, se ocorrer algum problema, sua conta corrente é a primeira a ser bloqueada, e ela só gera dinheiro para o banco e nenhum para você. Já, se manter o seu dinheiro em uma conta de investimento, pode ser a poupança mesmo, ela te renderá um juros que poderá trazer lucro ou ao menos empatar com as tarifas que você paga ao banco. Para operações desse tipo, é essencial um controle financeiro confiável, com seu fluxo de caixa bem controlado e planejado. Para te ajudar com todos esses controles e outras organizações, o uso de um Sistema de Gestão é indispensável, pois com ele as informações de sua empresa ficam fáceis de serem acessadas e salvas com toda segurança.

O GestorIdeal foi desenvolvido para te ajudar no gerenciamento interno do seu negócio, clique aqui e conheça mais sobre os nosso planos!

Compartilhar

Simplifique a gestão do seu negócio

Do controle de estoque à emissão de notas fiscais com o PDV integrado.

O GestorIdeal é um sistema ERP especialista na gestão de negócios.

Quero saber mais! Teste por 7 dias Grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.