A inadimplência é um problema comum. Há sempre o receio em cobrar e ser tachado de chato, principalmente amigos e parentes. Pensando nessa problemática, preparamos esse artigo com algumas dicas afim de tornar mais fácil o processo de cobrar um cliente sem prejudicar a relação de vendas.
Uma das formas de tentar fidelizar um cliente é cedendo à ele “x” valor de crédito. Antes, devemos nos atentar a situação do nosso caixa e, principalmente, como estamos utilizando o nosso Capital de Giro. Se o controle dos créditos fugir de nossas mãos, podemos levar nosso empreendimento à falência.
Em outro post, Como evitar a inadimplência e fazer o seu caixa crescer, abordamos sobre inadimplência, onde fornecemos alternativas para evitar levar um calote. Mas e quando já cedemos o crédito ou quando o negócio exige que trabalhemos com prazos e formas de pagamentos diversificadas? Como proceder?
Primeiramente, tenha em mente que no momento da venda foi firmado um acordo que você vende seu produto/serviço em troca de pagamento, portanto, não tenha medo de rejeição ou de alguma agressividade da pessoa que está sendo cobrada, e que isso não deve ser um impeditivo para a cobrança. Lembre-se que a pessoa que deve para você também é humano, na maior parte das vezes, não está agindo de má fé, pode passar por dificuldades e momentos ruins em sua vida. Às vezes, compreensão e uma boa conversa já resolverá a situação.
Como evitar?
Entre em contato com seus clientes antes do vencimento, envie um e-mail, uma mensagem para lembrá-los do dia do vencimento, faça perguntas sobre o produto/serviço que você ofereceu, peça um feedback ao cliente. Esse é o momento de sentir se o cliente está conquistado e se o produto está atendendo às expectativas. Cerca de 6 a 3 dias antes do vencimento, entre em contato novamente solicitando outro feedback, isso fará com que o cliente lembre-se de você e não tenha a desculpa que esqueceu da dívida, isso também trará aquele sentimento de que você se importa com ele.
Chegou o dia do vencimento, mas o cliente não pagou
Passado 2 ou 3 dias após o vencimento, entre em contato com o cliente seguindo esse exemplo, certamente funcionará para bons clientes:
“Olá [insira aqui o nome do cliente], como está? Estamos entrando em contato pois não foi detectado o pagamento do último vencimento, dia [insira aqui a data correspondente à conta pendente]. Houve algum problema para acessar os débitos? Estamos à disposição para ajuda e esclarecimentos. Atenciosamente, [insira aqui o nome da empresa/responsável pela cobrança].”
Adapte a mensagem para o ramo de atuação de sua empresa e informações do cliente, o importante é lembrá-lo com educação e utilizando uma linguagem leve sem deixar de ser direto e claro.
Mas, e se não me pagarem mesmo assim?
Tente enviar um cobrador à residência do devedor, ou vá pessoalmente. Sempre com educação e gentileza. Não queremos perder a razão. Lembre-se, todos os envolvidos desejam o fim da dívida.
Pense bem antes de adotar alguma medida legal, talvez seja melhor perder o cliente e o produto do que criar vários problemas maiores com a pessoa e até com a família, tente evitar processos judicias e cuidado com ameaças.
Para evitar transtornos dessa natureza, podemos adotar alguns processos em nossa empresa, como:
• Oferecer vantagens para quem pagar em dia – descontos, acumulo de pontuação para futura troca por brindes, etc
• Disponibilizar diferentes formas de pagamento
• Aumentar frequência de contato com o cliente, enviando promoções, pedindo feedback, notificando produtos novos. entre outros
No momento da cobrança, é essencial que tenhamos um controle do valor em débito de cada cliente e as datas de vencimento. Para que consiga controlar todas essas informações e tenha organização para fazer todo o trabalho de pós-venda, antes de cobrar um cliente, será necessário a utilização de um Sistema de Gestão Empresarial, como o GestorIdeal, em que é possível registrar no mesmo minuto da compra, quanto o cliente ficará devendo à você e quando é o vencimento da “notinha” que ele está fazendo.