Você sabe qual é a missão da sua empresa? O propósito dela? Qual a visão? E os valores que a norteiam? Essas perguntas são fundamentais para você ter um planejamento estratégico infalível e saber qual o real proposito da sua empresa. Veja mais sobre o que é missão, visão e valores e como essas definições podem te ajudar a crescer ainda mais.
Toda empresa tem um motivo de existir e tem o seu papel no mundo, mudando realidades, trazendo prosperidade e outras benfeitorias que somente o empreendedor consegue trazer. Como já visto em várias outras postagens, como 16 Leis que todas as pessoas de sucesso seguem, onde lembramos que temos que definir e focar em um objetivo para podermos crescer, as empresas definem em uma frase a sua missão, visão e seus valores, que são atributos norteadores do seu crescimento, suas decisões e suas atividades. Quando o empreendedor reúne-se com o seu time e define a missão, visão e os valores da empresa não são criados apenas para ser colocados em seu plano de negócio, essas definições devem representar a identidade organizacional e todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização e estar sempre visível a todos para que sejam sempre lembrado.
Missão
Quando o empreendedor abre um negócio, se ele foca apenas no lucro e realizações financeiras, ele não irá muito longe, pois o papel de um negócio é mudar o local onde ele está, e para isso pensamos, qual é a missão que a empresa tem? Qual é a missão pessoal que o empreendedor tem? Um empresa não é definida somente por seu nome ou produto, mas sim pela sua missão que é criada pela sua razão de existir. A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da empresa, então perguntas como “Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?” devem ser respondidas em sua missão.
É importante a missão estar impressa em algum lugar sempre visível para que todos, principalmente os funcionários, possam saber qual é a missão da sua empresa e esclarecer alguma possível dúvida quanto a isso.
Alguns exemplos de missões:
Gestorideal
Trabalhar junto com o pequeno empreendedor para que possamos ajudá-lo a crescer e alcançar seus sonhos.
Coca-Cola
Dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo.
Magazine Luíza
Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.
Visão
A visão é muito confundida com a missão da empresa, mas tem uma grande diferença em sua definição e juntas se completam para o sucesso. É ela que motiva todas as ações e projetos da empresa, a visão é uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização, ela deve ser clara, curta e objetiva, abrangendo toda a empresa e ser de fácil assimilação para todos, deve ser desafiadora, alcançável, realista, apresentar um propósito nobre, ético e de valor.
Quando vamos realizar um planejamento (veja mais em 5 Passos para ter um planejamento perfeito), a visão é o primeiro passo a ser levado em consideração e vem acompanhado de perguntas que devem ser respondidas para melhorar e objetivar ainda mais, que são: “Como a organização se vê a longo prazo?”, “Onde a organização pretende estar? Quem atenderá e que tipo de produto oferecerá?”, “Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?” e “Essa visão é possível de ser alcançada?”.
Em si, a visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, é o alvo que todos querem acertar.
Alguns exemplos de visão:
GestorIdeal
Ser uma empresa reconhecida em todo estado no desenvolvimento de soluções, pensada para facilitar a vida do pequeno empreendedor, até 2022.
Coca Cola
Atuar como base para nosso “Roteiro de Atividades” e orientar todos os aspectos de nosso negócio, descrevendo o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.
Magazine Luíza
Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.
Valores
Os valores são os princípios, ou crenças, que servem de guia ético para os comportamentos, atitudes e decisões de todos na empresa. Esses princípios definem as regras básicas para os comportamentos e atitudes na execução da missão e da visão. Os valores dão suporte e foco da moral e ética da organização.
Alguns exemplos de valores:
Coca Cola
INOVAÇÃO; LIDERANÇA; RESPONSABILIDADE; INTEGRIDADE; PAIXÃO; COLABORAÇÃO; DIVERSIDADE; QUALIDADE
Magazine Luíza
Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento; Ética; Simplicidade e Liberdade de Expressão; Inovação e Ousadia; Crença; Regra de Ouro;