Tendência no dicionário significa “predisposição para ser ou agir de uma forma específica”, isso no mundo nos negócios, é essencial entendermos as tendências de mercado. Então como podemos nos adiantar e utilizar isso a favor de nosso negócio?
Primeiramente para poder utilizar as tendências de mercado a seu favor temos que saber o que é tendência.
O que é tendência
Como falado, tendência significa ter uma predisposição para ser ou agir de uma forma, logo gerar tendência é fazer criar esta disposição.
Para fazer com que surja esta disposição nas pessoas, você tem que entende-las e entender o mundo.
O que todos irão procurar, se interessar, gostar e principalmente querer consumir, em outras palavras tendência é a força que imprime determinado movimento ou orientação.
E principalmente tem que ter a sabedoria para poder olhar o mercado e saber diferenciar do que ainda é tendência do que já é algo concreto, como exemplo:
O Facebook que já não é mais uma tendência, mas sim algo que virou cultura mundial. Já o futebol nos Estados Unidos é uma tendência, pois lá o esporte cresce rapidamente, mostrando que logo o esporte poderá ser muito lucrativo.
Para que algo se caracterize tendência, tem que fazer mudar o comportamento ou as características de um considerável grupo de pessoas.
Seguir as tendências é importantíssimo! Porem não pode-se se apenas seguir, pois assim estará sempre atrás e no mundo dos negócios estar atrás não é bom. Pois empreendedores não seguem, mas sim geram.
Fique atento, pois como diz o Flávio Augusto, do Geração de Valor, as vezes é mais fácil surfar em uma onde já existente, do que fazer surgir uma onda em uma baia.
Um grande exemplo de mudança de tendência e comportamento, em que vivemos é a pandemia da Covid 19. Onde a cultura mundial foi alterada, e nos obrigou se adaptar de uma for rápida, deixando seus escritórios e sua rotina.
Isso fez com que todos mudassem também a forma de comprar e vender.
Como usar as tendências de mercado para o crescimento?
O primeiro passo é saber quais novidades estão surgindo e para onde se esta caminhando o ramo no qual você atua. Para isso a Google disponibiliza o Google Trends, que traz relatórios das pesquisas feitas em seu buscador. Com isso vamos descobrir o que esta sendo mais pesquisado, onde e por quem.
Além do uso de ferramentas como o Google Trends a cultura dos seus consumidores são a principal variável nesta história, pois é ela que será alterada e é ela que faz mudar o comportamento.
Sabendo a cultura do seu público e seus desejos pode-se trabalhar as estratégias de marketing para conseguir atingi-los, fazendo com que seu produto vire necessário na vida de todos.
Quando for trabalhar com o marketing leve em consideração as dores e as vontades de seu público. Lembre-se que seu produto pode ser algo que atualmente não exista necessidade mas no futuro possa se tornar algo que não vivamos sem, como ocorreu com o WhatsApp.
Além de observar os dados externos é necessário olhar para os internos, meça todos os números que puder, assim irá saber para onde está indo. Para isso é bom a utilização da curva ABC.
Além de números
Além de se levantar todos os números e relatórios, a principal ação tem que ser feita, que é colocar em prática ações que irão efetivamente influenciar na vida das pessoas.
Campanhas de marketing, formulas de lançamentos e outras estratégias que faça com que seu produto vire necessidade e que todos fiquem morrendo de vontade de comprar ou de falar sobre.
Pense em como fazer com que seu produto esteja nos top trending do Twitter, de uma maneira boa é claro!
Para isso impacto de massa é essencial. Para isso, uma dica, é a utilização de influenciadores e famosos pois são pessoas que já geram tendências e influenciam nas ações de várias pessoas.