O Instagram é um canal de comunicação acessível e gratuito, excelente para finalidade profissional. Você pode utilizar seu Instagram pessoal ou fazer uma página para sua empresa. Há opção de tornar seu Instagram público, como perfil comercial de acordo com seu ramo de atividade, e também a opção de acompanhar a evolução de sua página, visualizar volume de visitas em seu perfil e melhor horário para publicações.
Comece criando conteúdo para sua página, dê dicas, fale do seu produto. Atente-se ao tamanho do texto que colocará como legenda, o app pede um texto curto e objetivo, atenção, também, ao excesso de informações na imagem, simplifique! Existe um site muito bom para criar posts e stories, se chama Canva, e é um ótimo aliado na hora de criar seu conteúdo. Lembre-se, não precisa ter conteúdo melhor que seu concorrente, mas sim um conteúdo que gere valor aos seus clientes.
Uma dica importante é interagir através do direct, comente publicações e esteja presente na rede social, tente postar 1 a 3 stories diários, faça enquetes, crie relacionamentos. A publicação diária no feed é ótima para gerar valor ao seu cliente, não se preocupe com quantidade de curtidas em suas postagens, mas sim se seu conteúdo tem relevância e frequência. Utilize as hashtags nos stories e nas publicações do feed, coloque sua localização e deixe seu contato. Fale na linguagem de seu público, menos é mais! Simplifique a mensagem e a comunicação, use o que está pronto, fale do que você sabe, crie templates prontos para apenas alterar o texto. Livre-se do excesso, elimine o burocrático.
Outra dica útil do Instagram, são os vídeos que você pode gravar com tempo maior (15 segundos a 10 minutos) no IGTV, uma plataforma vinculada na própria página do Instagram, com opção de curtidas, comentários e compartilhamentos. Caso tenha uma página no Facebook também, é possível vincular ambas as páginas para que as publicações feitas no Instagram, sejam postadas automaticamente em sua página do Facebook.