Devido à pandemia do COVID-19, servidores de diversos setores do mercado em todo o mundo foram transferidos para o trabalho remoto em suas respectivas casas, o bem-afamado “home office”, seguindo as recomendações publicadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde – para conter a disseminação do vírus, medidas também repassadas pelo Ministério da Saúde brasileiro no mês de março.
Diante disso, os trabalhadores se depararam com a dificuldade de manter o foco no serviço estando tão perto de seus objetos e espaços de conforto e descanso. Para facilitar na organização dos afazeres, trouxemos algumas dicas:
Determine previamente o horário de trabalho
Para que haja o mínimo de frequência da realização das atividades, é importante estabelecer os horários de intervalo, começo e término. Se tiver maior facilidade para flexibilizar os horários, sem comprometer a sua produtividade, é possível intercalar com momentos de lazer ou cuidados com os filhos, por exemplo. Dependerá da realidade de cada um e das recomendações de cada empresa.
Dê um tempo das redes sociais
É muito fácil se distrair dos afazeres quando o Facebook e Instagram estão ali, à mão, repletos de notícias novas, memes e fotos de animaizinhos fofos. Se utiliza o WhatsApp a trabalho, abra-o na versão Web para que possa deixar o celular um pouco de lado. Desative as notificações dos aplicativos que não somarão em seu trabalho e deixe com volume de toque apenas para ouvir caso receba ligações importantes. O horário de trabalho logo chegará ao fim e você poderá verificar o Twitter como de costume, sem que atrapalhe seu desenvolvimento.
Tente seguir a rotina
Nas primeiras semanas ainda é tempo de adaptação com a nova modalidade de trabalho, para que fique mais fácil, sem deixar que outras interferências da casa te desviem do foco, siga a rotina que fazia antes. Se acordava e logo tomava café, ou um banho e depois alimentava o cachorro, faça o mesmo dentro das possibilidades. Dessa maneira, com o passar dos dias, encontrará o ritmo com que mais se identifica e poderá fixar uma nova rotina, quem sabe até mais criativa e produtiva do que a costumeira. Lembre-se de tirar o pijama, é o tempo de estalar os dedos para acordarmos na cama sem saber como fomos parar lá.
Organização, o alicerce do home office
No início, estabeleça metas baixas e esteja ciente de que não será de primeira que terá a mesma produtividade como tinha na empresa. Fique firme em seus objetivos, monte um cronograma, anote suas tarefas, encontre um espaço em sua casa que seja mais fácil de adaptar às necessidades e lembre sua família de que você não está disponível durante o horário de trabalho. Caso você tenha filhos e não possa contar com ajuda dos demais familiares, talvez esse seja o momento de liberar um pouco mais de tempo da criança em frente às telas. Sem culpa, não é para ser definitivo.
Aproveite a oportunidade para pensar em novas formas de relacionar-se com o trabalho, pensar fora da caixa, reorganizar prioridades e, principalmente, proteger sua saúde e de sua família ficando em casa. Confie em seu potencial e, claro, conte com o auxílio de seus coordenadores, chefes e colegas de trabalho para lidar com as adversidades que aparecerão durante esse período.
Fontes: Exame, Ministério da Saúde, Estadão e O Globo.