Na atualidade, diversas empresas optam por esta modalidade para efetuarem seus pagamentos, seja para seus colaboradores ou fornecedores. A transferência bancária pode ser agendada para a data escolhida pela empresa, ela traz segurança e comodidade, visto que abstrai do trabalho de ir ao banco sacar os respectivos valores, e, no caso de mais de um funcionário, de realizar a separação do montante.
Quanto ao pagamento do fornecedor por esta opção, além de segurança e comodidade, traz agilidade, em virtude de que a compensação de uma transferência bancária é mais rápida do que de um boleto bancário. Para exemplificar, se há necessidade de um adiantamento de pagamento para a liberação de algum produto/serviço, a transferência bancária é ágil e demora cerca de 30 minutos para cair na conta da empresa recebedora. Atente-se quanto a confirmações da conta que está realizando o pagamento, cuidado com golpes e fraudes, conheça bem o seu fornecedor.
As transferências bancárias mais utilizadas são:
- Transferência entre contas da mesma instituição: quando o recebedor possui conta na mesma agência bancária que o pagante, então a forma de pagamento pode ser realizada através da transferência entre contas. Essa modalidade demora até 30 minutos para cair na conta do recebedor;
- DOC – Documento de Ordem de crédito: é uma transferência bancária com limite de até R$4.999,99 por cada operação realizada. O DOC quando realizado, o valor é descontado no ato da conta do emitente, e o destinatário recebe o valor após um dia útil. Pode ser usado para pessoas físicas e jurídicas, geralmente os DOCs possuem taxa por cada transferência, verifique com sua agência bancária;
- TED – Transferência Eletrônica Disponível: é uma transferência bancária que não precisa de valor mínimo para a operação, o valor é descontado no ato da conta do emitindo e o destinatário recebe em até 60 minutos o valor em conta no mesmo dia da operação, diferente do DOC. Também possui taxa para a operação e horário máximo para a realização.