Estamos chegando ao final do ano, isso significa que provavelmente você está preparando-se para as vendas de Natal. Apesar de ser uma época em que o fluxo de vendas é alto, é muito importante atualizar-se para usufruir de todo potencial que essa época do ano pode trazer ao seu negócio.
Para sair à frente da concorrência, você precisa parecer a melhor opção dos compradores, e para isso é necessário planejamento.
Prepare-se para o Natal
No Natal, como em todas as outras datas em que há comemoração, é uma excelente época para deslanchar as vendas, porém diferentemente das outras, é quando as pessoas estão recebendo o 13° salário, o que é uma vantagem para os comerciários. Esse ano todo o comércio têm grande otimismo em relação ao crescimento das vendas no Natal.
Assim como recomendamos para a Black Friday, organizar-se é um dos principais passos para tirar o maior proveito das vantagens que o final de ano oferece.
Vejamos agora as 5 dicas que preparamos para você ter o melhor resultado possível nas vendas de final do ano.
1. Analise suas vendas nos anos anteriores
Você de algum modo tem o registro das suas vendas anteriores, é essa é a hora de usá-las, pegue suas informações dos últimos 3 anos, veja o que mais vendeu, o que ficou parado no seu estoque e qual contribuiu mais para que você tivesse lucro na época analisada como vimos na postagem sobre a curva ABC.
Fazer essa análise é extremamente importante para ter uma base e saber onde vai ser aplicado seus esforços e recursos de uma forma assertiva e eficiente para montar seu estoque. Mas lembre-se, também é necessário a analise do contexto, veja se o gosto do seu público mudou nesse espaço de tempo e adapte-se a preferência atual, escute seu público e você vai ter muito mais chance que seus concorrentes. Para te ajudar, recomendo a leitura do texto: Como usar as tendências ao seu favor.
2. Tenha uma programação do que vai comprar
Bom, já analisamos nossos últimos anos e vimos como estão nossos clientes, agora é a hora da ação, vamos às compras. Muitas vezes, nessa época do ano os fornecedores estão com vários produtos, cheios de novidades e para aproveitar essas novidades é imprescindível que você NÃO DEIXE PARA COMPRAR DE ÚLTIMA HORA.
Esses atrasos só geram um efeito dominó, com os fornecedores tentando atender a todos os outros que pediram antes de você, transportadoras que sempre demoram a entregar por ser uma época do ano muito movimentada, fazendo você perder toda a oportunidade de lucrar nesse final de ano e ver todo o dinheiro que poderia ganhar ir embora porque não se antecipou nos pedidos. Então organize-se para que isso não aconteça!
3. Tenha o Estoque pronto
Provavelmente essa é a parte mais importante na hora da preparação para suas vendas de natal. Com tudo comprado, seu estoque está totalmente cheio, e como já ressaltamos anteriormente, é de extrema importância que você tenha seu estoque totalmente organizado.
Para que isso aconteça, você deve ter um padrão de organização de estoque visando acessibilidade, etiquetamento para o controle de entrada e saída, de entrada e saída, mas a melhor maneira para ter o controle eficiente é através de um sistema de gestão(ERP) que facilitará todos os processos, além de gerenciar o estoque.
4. Prepare seus Vendedores
Como é um época especial, nada melhor do que também dar aquela atenção para sua equipe. É hora de oferecer um treinamento para prepará-los para essa época do ano, mas antes de tudo veja se você vai precisar contratar novos funcionários. Sempre analisando:
O quanto você espera receber nesse final de ano?
Você tem caixa para fazer contratações?
Os funcionários que você tem atualmente, já não são suficientes?
É interessante lembrar que quando contratamos funcionários para essa época do ano, eles irão esforçar-se para mostrar que vale a pena continuar com eles após a temporada, essa é uma das melhores épocas do ano para contratar e ser contratado.
Feito todo o necessário, vamos ao treinamento do pessoal, como interação com o cliente, abordagem na hora das vendas etc. Tudo isso irá ajudar a converter um possível cliente em um cliente fiel, mas nada disso vai adiantar se seus vendedores não conhecerem muito bem seus produtos, somente assim poderão mostrar para seus clientes o que realmente estão buscando e não só empurrar qualquer coisa, pois um bom vendedor dá sugestão de produtos para que seu cliente sinta segurança no que está comprando e além, é claro, de uma abordagem simpática e comunicativa, que contam pontos na hora de fechar uma venda, como falamos no texto: 5 Passos para uma venda bem sucedida.
5. Organize promoções
Em todo final de ano temos as famosas confraternizações e uma das brincadeiras mais comuns é o amigo secreto do trabalho, de amigos, da família etc. É uma ótima oportunidade de limpar o estoque para dar espaço aos lançamentos, já que normalmente nessas brincadeiras é estipulado um valor razoavelmente baixo, mas lembre-se de colocar o preço correto nos produtos, pois queremos estimular às vendas e não causar prejuízo. Já que estamos adotando essa tática de clientes que buscam produtos com preço determinado, uma dica é colocar o produto na entrada da loja com algum destaque para que o cliente já veja logo de início e já o compre.
Resumindo
Lembre-se de ter planejamento e organização, dessa forma, suas vendas serão um sucesso. Esperamos ter ajudado de alguma forma em aumentá-las nessa época importante do ano. Conte conosco!