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Você esta preparado para a Black Friday?

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Estamos chegando no mês de novembro, quando começamos a planejar e pesquisar o que precisamos comprar para aproveitarmos as promoções. Você, como empreendedor, o que está preparando para surpreender seus clientes?

A Black Friday começou nos Estados Unidos em meados do século XIX ao início do século XX, onde tornou-se tradição, porém, só veio a ser referência mundial na década de 90. Nos EUA a Black Friday acontece sempre na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, todo o comércio se mobiliza para oferecer grandes descontos. Logo após, a BF chegou ao Brasil e não demorou para ficar conhecida como Black Fraude, pois algumas lojas aumentam os seus preços semanas antes para que no dia dê um “grande” desconto, gerando, assim, uma falsa impressão de que houve promoção, levando o cliente a pagar “metade do dobro”

A Black Friday de 2019 acontecerá no dia 29 de novembro.

Uma forma de evitar essa situação do abuso dos preços, empreas como o Buscapé disponibilizam ferramentas para que possamos acompanhar os preços nas lojas, dessa forma, há como sabermos se houve fraude.

Mas e nós, como empreendedores, podemos aproveitar a Black Friday para alavancarmos as vendas?

Em 2011 o faturamento geral da BF foi de 100 milhões, já em 2018, o faturamento chegou a 2,1 bilhões com mais de 2,2 milhões de consumidores. Dia 29 será perfeito para:

  • Captar novos clientes;
  • Fidelizar os clientes antigos;
  • Renovar estoque;
  • Elevar o capital de giro;
  • Fazer seu negócio mais conhecido pelo mercado.

Para te auxiliar a destacar-se, nós compilamos 4 passos que irão preparar você para uma Black Friday bem lucrativa.

Essa ação tem que constar no planejamento da sua empresa , pois será necessário recursos e negociações que não podem ser realizadas do dia para a noite sem afetar todo o andamento de seu negócio.

É de grande importância você possuir um histórico de mercado no qual está inserido, dos seus produtos e de seus clientes, para poder ter a noção de qual produto deverá ser colocado em promoção, para qual cliente e se o mercado vai reagir à essa estratégia. É recomendado que seja sempre utilizado um sistema de gestão que te forneça estes dados.

1° Passo: Faça uma analise de seu mercado e de seus concorrentes.

Conhecer nossos concorrentes é sempre bom, isso nos orienta e nos mede. Na Black Friday não é diferente, mas fique atento aos preços, se o valor que estipular for muito desproporcional ao que estão oferecendo nos concorrentes, as chances de comprarem em seu estabelecimento serão pequenas.

Lembre-se também que seu preço é composto de custos e despesas , então não faça a loucura de colocar seu preço lá embaixo, isso irá interferir em seu fluxo de caixa.

2° Passo: Planeje quais produtos irão para liquidação.

É necessário analisar o estoque e movimentar os produtos que estão “empacados”, selecionar os que têm maior margem de desconto e os produtos “iscas”, que são aquele produtos mais baratos que vendem mais e que consequentemente trazem pessoas à sua loja. Para saber quais são esses produtos é importante ter um bom acompanhamento do seu estoque , com um histórico bem organizado e relatórios, para isso recomendamos que dê uma olhada na famosa Curva ABC.

Seja honesto e faça descontos de verdade

3° Passo: Planeje suas ações de marketing.

Uma venda nunca se faz sozinha, é preciso fazer propaganda e divulgar o seu produto, por isso o marketing é que o que traz sucesso à você ou leva-lhe à lama. Explore as mídias pagas (e as gratuitas também) . Impulsione publicações em seu facebook, propagandas em rádios, televisão, etc.. Essa é a hora de atingir o máximo de pessoas possíveis.

Crie hastags, envie e-mail de marketing para todos os contatos!

Mas lembre-se, deve ser criativo e inovador, senão será apenas mais uma propaganda para seu cliente.

4° Passo: Prepare o atendimento.

Na sexta-feira em questão é o dia que você tem para conquistar os clientes, temos algumas dicas para você:

Treine seu time de vendas para que façam um atendimento espetacular, sempre focados em vender mais . Coloque uma meta somente para a sexta, assim seus colaboradores terão mais motivação para vender.

Cuidado com as formas de pagamento que irá aceitar! É preciso ficar atento para não enrolar-se financeiramente e comprometer seu capital de giro. Foque em vendas à vista, ou utilizando cartão , fuja de fiado e cheque!

Reforce seu estoque, tem que ter o produtos que as pessoas irão atrás.

A Black Friday tornou-se um dia importante para nosso comércio e não aproveitar essa oportunidade o deixará aos poucos fora do mercado.

Boas Vendas!!!

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