Sabendo que cada vez mais é necessário o atendimento personalizado, preparamos esse artigo afim de te ajudar a utilizar essa ferramenta da melhor forma.
O WhatsApp criou um aplicativo direcionado exclusivamente para os pequenos empreendimentos. Nomeado WhatsApp Business, ele tem recursos extras para nos ajudar a atender melhor nossos clientes pelo celular. O contato com o cliente é demasiadamente importante, crie uma relação de amizade ao oferecer seu produto ou serviço. Isso interfere diretamente nos fechamentos de novos negócios.
A divulgação e comunicação com o seu cliente o faz lembrar de você, a internet é o local mais barato e fácil de atingir diversas pessoas. A utilização de ferramentas gratuitas, como Facebook e Google, são essenciais para isso, mesmo que ultimamente o uso do Whatsapp esteja em alta.
Essas dicas não terão efeito se você estiver cometendo algum dos erros citados no texto 8 Erros que (quase) todo empreendedor comete ao começar um negócio, um bom gerenciamento do seu WhatsApp é fundamental para melhorar a qualidade da sua empresa.
Faça o download e cadastre o número
Como esse aplicativo é à parte do WhatsApp tradicional, não há necessidade de utilizar outro smartphone, mas para isso seu aparelho deverá comportar mais de um chip, pois não há como utilizar um mesmo número para cadastrar em duas contas diferentes.
Capriche no perfil
O perfil da sua empresa no WhatsApp Business é algo que merece devida atenção, ele é o cartão de visitas para diferentes consumidores que te encontraram por esse canal de comunicação. Adicione informações cruciais, como endereço, horário de funcionamento, segmento de atuação e e-mail. Procure colocar a foto do perfil a logo da sua empresa, para rápida identificação por parte do cliente.
Atendimento personalizado
Salve os contatos. Salve junto o máximo de informações possíveis, como data de aniversário, endereço, preferências. Mensagens de parabéns são uma boa ideia. As agendas do Google e do próprio celular já estão preparadas para isso, mantenha o cadastro do seu cliente atualizado e deixe que as funções das agendas te lembrem de enviar a mensagem necessária.
Tudo no tempo certo
Tenha paciência, pois o tempo de venda pode demorar. Seu cliente precisa te conhecer e criar confiança antes de comprar de você via WhatsApp, é provável que vá fazer perguntas específicas sobre o serviço/produto, formas de pagamento, prazos etc. Dê a devida atenção.
Divulgação
O WhatsApp é um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), então trate-o como. É uma forma de trocar mensagens de maneria mais direta, por simplesmente ser mais rápido e prático. Coloque o contato nas embalagens, propagandas e outras formas de divulgação. É importante que conheçam a forma de contato com seu serviço.
Praticidade – mensagens rápidas
Um dos recursos é a automatização de mensagens. Você pode configurar atalhos, como “/obrigado” para criar pequenos textos de agradecimento que valorizem a sua empresa e reflitam seus valores, por exemplo. Há também como personalizar mensagens para apresentação e para quando estiver ausente.
Procure utilizar material já pronto. Imagine ter que responder várias vezes a mesma pergunta, como descrição do seu produto, então já deixe uma mensagem pronta para esses casos.
Atenção ao tempo de atendimento
Seja rápido para responder. Quando um cliente envia uma mensagem, ele espera um atendimento igual o presencial. Então, seja rápido ao responder. Isso pode ser a questão chave de um fechamento de venda.
Facilite sempre que possível
Crie listas de transmissão com seus clientes que têm os mesmos interesses, assim você pode atingir vários ao mesmo tempo com uma única mensagem. Mensagens de promoção, alterações de preço, mudanças no horário de atendimento etc.
Seja visto
Participe de grupos de vendas e “bazarzões” da cidade ou região. Através desses grupos conseguirá aumentar ainda mais o alcance, faça postagens com promoções e algumas propagandas.
Organize com etiquetas
Para identificar com mais facilidade as mensagens e clientes, tarefa cada vez mais difícil com o passar do tempo, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente” etc. É possível também criar novas etiquetas. Para isso, é simples, abra uma conversa, clique no ícone do menu, no canto superior direito da interface e escolha a opção referente a adicionar novas etiquetas.
Atenção à linguagem utilizada
Trata-se de uma rede social que demanda uma conversa mais íntima e aprofundada. Não é recomendado utilizar uma linguagem robótica, muito técnica. É importante que o cliente tenha a sensação de estar comunicando-se com outro humano. O contato deve ser agradável e personalizado sempre que possível.
Com essas dicas, certamente melhorará seu relacionamento com seus clientes. Use estas dicas em datas importantes como Black Friday e dias chaves de vendas.
Bacana.
Bacana.
Dicas essenciais pra todo negócio fluir bem de forma exponencial.