fbpx

Cinco erros para não cometer ao iniciar um negócio

Compartilhar

Veja aqui os cinco erros comuns para não cometer ao iniciar um negócio e evite que sua empresa quebre antes mesmo de começar.

Imagine que você está atravessando um túnel completamente escuro. Você então anda bem devagar com muito cuidado no início, mas depois de um tempo quer chegar ao fim logo e acaba tropeçando em algo e se machucando. No fim das contas, uma distância que poderia ter sido percorrida em 20 minutos, foi realizada em mais de uma hora. 

O mesmo pode acontecer com quem abre um negócio sem conhecer os erros comuns de empreendedores. Afinal, sem esse conhecimento, o dono de negócio comete falhas e gasta mais tempo e dinheiro para resolver situações comuns da rotina, colocando em risco o sucesso do negócio. 

Confira a seguir uma lista de cinco erros para não cometer ao iniciar um negócio.

1) Começar a trabalhar sem avaliar a ideia de negócio por completa

Trabalhar em uma ideia de forma aprofundada é essencial, afinal de contas, você passará os próximos anos de sua vida nesse negócio, então separe alguma semana para fazer um planejamento completo primeiro. Desta forma, será possível achar o meio do caminho entre a ideia perfeita e a primeira que veio à cabeça. Escolha um bom local de partida, pois depois que o negócio for iniciado cada mudança será muito mais custosa que seria enquanto estava no planejamento.

2) Entregar a solução para um problema que não existe

Um dos principais fatores para que o negócio dê certo é resolver um problema real, onde as pessoas estejam dispostas a pagar por isso. Então, não adianta nada você tentar começar pela ideia que tem na cabeça se isso não for solucionar uma dor de muita gente. Lembre-se também que uma dor sua pode não ser problema para outros.

3) Desconhecer o mercado alvo

A elaboração de um plano de negócios é essencial antes da abertura do seu empreendimento. Com ele você conhecerá o mercado, a concorrência, o público-alvo. Ou seja, terá informações apuradas para evitar erros nos primeiros meses do negócio.

Por isso, quem desconhece o mercado, frequentemente, enfrenta sérios problemas na gestão, podendo inclusive fechar as portas bem antes de qualquer lucro entrar no caixa.

4) Ignorar o marketing e a divulgação

Como as pessoas ficarão sabendo da sua empresa? Internet? Indicação?

Montar um plano de ações e marketing é essencial para qualquer negócio, independente do tamanho ou área de atuação, principalmente na fase inicial. E, nem sempre, você precisa gastar muito para divulgar o negócio. Confira um exemplo de como montar um plano de marketing de um consultório aqui.

Outra boa dica é contar com o apoio de influenciadores parceiros, negociando a divulgação. No mais, procure profissionais da área que possam ajudar a alimentar os perfis da empresa nas redes sociais e propor estratégias interessantes para o marketing.

5) Começar o negócio misturando dinheiro pessoal com o caixa da empresa

Você já deve ter ouvido falar do erro mais comum de empreendedores que estão começando. E é muito provável que todos eles sabiam, até certo ponto, que fazer retiradas do caixa do negócio prejudicaria a saúde financeira da empresa. 

Tudo começa com uma retirada pequena aqui, outra ali, depois é usado o cartão de crédito e, quando menos se espera, a bola de neve está formada. Pois não é do dia para a noite que uma empresa quebra por misturar do dinheiro pessoal com o do negócio.

utilização de um sistema de gestão ERP, pode te ajudar a controlar o seu caixa corretamente. Confira aqui os benefícios de ter o GestorIdeal no seu negócio, e teste agora gratuitamente.

Compartilhar

Simplifique a gestão do seu negócio

Do controle de estoque à emissão de notas fiscais com o PDV integrado.

O GestorIdeal é um sistema ERP especialista na gestão de negócios.

Quero saber mais! Teste por 7 dias Grátis!