Durante toda a existência de uma empresa, ela precisa de dinheiro para viver. Mesmo que tenha lucro, um bom fluxo de caixa e seu financeiro no azul, a empresa ainda muita das vezes precisa buscar dinheiro nos bancos. Veremos aqui qual é a melhor forma de conseguir um empréstimo.
A necessidade de fazer um empréstimo financeiro nos remete à algo ruim, passar a depender do banco e somar às nossas preocupações a de pagar em dia as parcelas do dinheiro emprestado, é um tanto quanto incômodo. Erramos em solicitar empréstimo quando já estamos com dificuldades financeiras, pois o dinheiro será destinado para pagar dívidas, gerando descontrole e, consequentemente, uma bola de neve. O ideal é que façamos um empréstimo financeiro ainda no momento estável da Empresa, pois ele será utilizado para realizarmos investimentos e, assim, fortalecer ainda mais o nosso negócio.
Como já falamos em 5 dicas para avaliar se é necessário um financiamento para sua pequena empresa, na hora de pedir um crédito é bom levar algumas variáveis em questão:
• Qual é o seu planejamento? Ele leva em consideração o crédito e o seu pagamento?
• Como está o seu fluxo de caixa? Você faz o controle? Ele está saudável para ter mais uma despesa em seu orçamento?
E, principalmente, ter bem definida a usabilidade do dinheiro.
E para conseguir o crédito?
Os bancos existem com a finalidade de fornecer empréstimos, pois é assim que eles lucram. Porém, existem requisitos para consegui-los, podemos perceber que quando somos clientes novos, uma empresa nova ou uma empresa pequena, conseguir crédito é mais difícil. Um bom relacionamento com o banco é essencial para uma taxa de juros mais baixa, melhores prazos e maiores limites.
Normalmente quando falamos de financiamentos para Microempreendedor Individual, as entidades financeiras não oferecem muito dinheiro, sendo o máximo algo por volta de R$ 15.000,00, porém, encontramos também linhas de crédito do BNDS e de alguns bancos de fomento.
Como no mercado encontramos várias entidades oferecendo crédito, é essencial realizar uma pesquisa, analisar os juros, prazos e demais variáveis que possam te deixar vulnerável. Para isso, recomendamos utilizar a plataforma Finanzero.
Linhas de crédito voltadas para o MEI
Há várias formas de conseguir crédito para o MEI, como:
Caixa Econômica Federal
A Caixa traz vários produtos para os pequenos empreendedores, como conta corrente, financiamentos, créditos, seguros e vários outros.
Podemos acessar os seguros, consórcios e outros produtos no site da Caixa Seguradora para MEI. Além disso, podemos encontrar mais informações sobre contratação de produtos e serviços para o MEI pelo site da Caixa para Microempreendedor Individual.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil, assim como a Caixa, traz várias soluções para os pequenos empreendedores, como o BB Conta fácil Microempreendedor, que sem precisar ir à agência o MEI já pode abrir uma conta corrente PJ e ainda contratar uma máquina de cartão da CIELO.
Para saber mais sobre os produtos do Banco do Brasil para os MEIs, acesse esse site.
Banco do Empreendedor
O Banco do Empreendedor, acessível somente para quem é de Santa Catarina, foi fundado em 1999, em um termo de cooperação assinado entre o Governo de Santa Catarina, BADESC, SEBRAE/SC e FAMPESC.
O Banco do Empreendedor traz para o empreendedor catarinense vários serviços como crédito, consórcios, financiamentos e etc.
Para saber mais sobre o banco, acesse o site Banco do Empreendedor.
CREDMEI
O CREDMEI – Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para o MEI, também é um programa do BNDES de acesso ao crédito. Porém, encontra-se disponível somente para as cidades de Brasília-DF, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Manaus-AM e Vitória-ES.
No CREDMEI, o MEI tem acesso a:
- conta corrente de pessoa jurídica;
- máquinas de débito e crédito;
- cartão de crédito ou débito empresarial;
- crédito para quitar as despesas ou ampliar o negócio;
- seguros;
- antecipação de recebíveis e
- Investimentos.
O CREDMEI utiliza do Banco do Cidadão para oferecer todos esses serviços.
Para saber mais, acesse o Portal do Empreendedor.
Banco Fomento Paraná
Banco exclusivo para quem é do Paraná, nele encontramos vários tipos de linhas de crédito, desde linhas para taxistas até para empresas de médio porte.
Com taxas por volta de 1,49% ao mês, ele vem destinado à realização de investimentos como: obras, reformas, aquisição de maquinários, equipamentos, mobiliário, layout e capital de giro. Pode ser concebido à pessoas físicas e pessoas jurídicas.
O Banco Fomento Paraná tem parceria com o Bom Negócio Paraná, um programa em parceria com universidades estaduais, que oferece cursos aos empresários e os mesmos, com certificados de conclusão em mãos, conseguem uma taxa de juros menor.
Para saber mais, acesse o site Fomento Paraná.
BNDES Microcrédito – Empreendedor
No BNDES Microcrédito, nós temos um limite de 4% de juros, podendo ser negociado junto com o operador do crédito, é possível financiar capital de giro, investimento em obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.
Ele é feito para pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, tendo faturamento igual ou inferior à R$360 mil ao ano.
Para solicitar, você deve procurar um operador em sua região, ou encaminhar sua solicitação pelo Canal MPME.
Para saber mais, visite o site do BNDS.
Gostaria de saber sobre como fazer um empréstimo com meu meio?
Olá Jorge, como vimos no post cada estado tem programa de financiamento para MEI diferente. Caso você for do Paraná recomendo você buscar a sala do empreendedor de sua cidade e buscar crédito fica banco fomento. Caso não for do Paraná, recomendo mesmo assim que você busque a sala do empreendedor de sua cidade ou o Sebrae. Bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander… entre outros, também são uma saída. Mas lembre-se de estar regular com o MEI e com rendimento comprovado, via declaração anual e notas emitidas.