fbpx

Fomento, como conseguir crédito para meu negócio?

Compartilhar

Durante toda a existência de uma empresa, ela precisa de dinheiro para viver. Mesmo que tenha lucro, um bom fluxo de caixa e seu financeiro no azul, a empresa ainda muita das vezes precisa buscar dinheiro nos bancos. Veremos aqui qual é a melhor forma de conseguir um empréstimo.

A necessidade de fazer um empréstimo financeiro nos remete à algo ruim, passar a depender do banco e somar às nossas preocupações a de pagar em dia as parcelas do dinheiro emprestado, é um tanto quanto incômodo. Erramos em solicitar empréstimo quando já estamos com dificuldades financeiras, pois o dinheiro será destinado para pagar dívidas, gerando descontrole e, consequentemente, uma bola de neve. O ideal é que façamos um empréstimo financeiro ainda no momento estável da Empresa, pois ele será utilizado para realizarmos investimentos e, assim, fortalecer ainda mais o nosso negócio.

Como já falamos em 5 dicas para avaliar se é necessário um financiamento para sua pequena empresa, na hora de pedir um crédito é bom levar algumas variáveis em questão:

Qual é o seu planejamento? Ele leva em consideração o crédito e o seu pagamento?

Como está o seu fluxo de caixa? Você faz o controle? Ele está saudável para ter mais uma despesa em seu orçamento?

E, principalmente, ter bem definida a usabilidade do dinheiro.

E para conseguir o crédito?

Os bancos existem com a finalidade de fornecer empréstimos, pois é assim que eles lucram. Porém, existem requisitos para consegui-los, podemos perceber que quando somos clientes novos, uma empresa nova ou uma empresa pequena, conseguir crédito é mais difícil. Um bom relacionamento com o banco é essencial para uma taxa de juros mais baixa, melhores prazos e maiores limites.

Normalmente quando falamos de financiamentos para Microempreendedor Individual, as entidades financeiras não oferecem muito dinheiro, sendo o máximo algo por volta de R$ 15.000,00, porém, encontramos também linhas de crédito do BNDS e de alguns bancos de fomento.

Como no mercado encontramos várias entidades oferecendo crédito, é essencial realizar uma pesquisa, analisar os juros, prazos e demais variáveis que possam te deixar vulnerável. Para isso, recomendamos utilizar a plataforma Finanzero.

Linhas de crédito voltadas para o MEI

Há várias formas de conseguir crédito para o MEI, como:

Caixa Econômica Federal

A Caixa traz vários produtos para os pequenos empreendedores, como conta corrente, financiamentos, créditos, seguros e vários outros.

Podemos acessar os seguros, consórcios e outros produtos no site da Caixa Seguradora para MEI. Além disso, podemos encontrar mais informações sobre contratação de produtos e serviços para o MEI pelo site da Caixa para Microempreendedor Individual.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, assim como a Caixa, traz várias soluções para os pequenos empreendedores, como o BB Conta fácil Microempreendedor, que sem precisar ir à agência o MEI já pode abrir uma conta corrente PJ e ainda contratar uma máquina de cartão da CIELO.

Para saber mais sobre os produtos do Banco do Brasil para os MEIs, acesse esse site.

Banco do Empreendedor

O Banco do Empreendedor, acessível somente para quem é de Santa Catarina, foi fundado em 1999, em um termo de cooperação assinado entre o Governo de Santa Catarina, BADESC, SEBRAE/SC e FAMPESC.

O Banco do Empreendedor traz para o empreendedor catarinense vários serviços como crédito, consórcios, financiamentos e etc.

Para saber mais sobre o banco, acesse o site Banco do Empreendedor.

CREDMEI

O CREDMEI – Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para o MEI, também é um programa do BNDES de acesso ao crédito. Porém, encontra-se disponível somente para as cidades de Brasília-DF, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Manaus-AM e Vitória-ES.

No CREDMEI, o MEI tem acesso a:

  • conta corrente de pessoa jurídica;
  • máquinas de débito e crédito;
  • cartão de crédito ou débito empresarial;
  • crédito para quitar as despesas ou ampliar o negócio;
  • seguros;
  • antecipação de recebíveis e
  • Investimentos.

O CREDMEI utiliza do Banco do Cidadão para oferecer todos esses serviços.

Para saber mais, acesse o Portal do Empreendedor.

Banco Fomento Paraná

Banco exclusivo para quem é do Paraná, nele encontramos vários tipos de linhas de crédito, desde linhas para taxistas até para empresas de médio porte.

Com taxas por volta de 1,49% ao mês, ele vem destinado à realização de investimentos como: obras, reformas, aquisição de maquinários, equipamentos, mobiliário, layout e capital de giro. Pode ser concebido à pessoas físicas e pessoas jurídicas.

O Banco Fomento Paraná tem parceria com o Bom Negócio Paraná, um programa em parceria com universidades estaduais, que oferece cursos aos empresários e os mesmos, com certificados de conclusão em mãos, conseguem uma taxa de juros menor.

Para saber mais, acesse o site Fomento Paraná.

BNDES Microcrédito – Empreendedor

No BNDES Microcrédito, nós temos um limite de 4% de juros, podendo ser negociado junto com o operador do crédito, é possível financiar capital de giro, investimento em obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.

Ele é feito para pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, tendo faturamento igual ou inferior à R$360 mil ao ano. 

Para solicitar, você deve procurar um operador em sua região, ou encaminhar sua solicitação pelo Canal MPME.

Para saber mais, visite o site do BNDS.

Compartilhar

Simplifique a gestão do seu negócio

Do controle de estoque à emissão de notas fiscais com o PDV integrado.

O GestorIdeal é um sistema ERP especialista na gestão de negócios.

Quero saber mais! Teste por 7 dias Grátis!

2 thoughts on “Fomento, como conseguir crédito para meu negócio?

  • Jorge Luis Barbosa Responder
    junho 18, 2019 at 6:35 pm

    Gostaria de saber sobre como fazer um empréstimo com meu meio?

    • Pedro Rosa Domingues Santos Responder
      junho 19, 2019 at 10:51 am

      Olá Jorge, como vimos no post cada estado tem programa de financiamento para MEI diferente. Caso você for do Paraná recomendo você buscar a sala do empreendedor de sua cidade e buscar crédito fica banco fomento. Caso não for do Paraná, recomendo mesmo assim que você busque a sala do empreendedor de sua cidade ou o Sebrae. Bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander… entre outros, também são uma saída. Mas lembre-se de estar regular com o MEI e com rendimento comprovado, via declaração anual e notas emitidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.